5 exercícios físicos para iniciantes praticarem em casa

Com a COVID-19 muitas pessoas ficaram longe da academia. Além disso, até os exercícios físicos como caminhar e correr ficaram menos acessíveis. No entanto, praticar atividades físicas traz muitos benefícios para saúde emocional, mental e física.
Os objetivos para malhar são variados. Pode ser desde perder peso até estabelecer uma rotina mais saudável na vida. A liberação de endorfina durante a prática de exercícios físicos ajuda no aumento da autoestima e combate doenças como depressão.
As vantagens de ter uma rotina de atividades físicas são inúmeras. Porém, muitas pessoas encontram dificuldades para estabelecer um horário fixo e dias para treinar. Por isso, aprenda 5 exercícios para iniciantes praticarem em casa.

  1. Agachamento

O agachamento é uma das atividades físicas mais recomendadas para iniciantes. Você precisa ficar em pé, com os pés afastados um do outro. Depois, basta dobrar os joelhos e jogar o quadril para trás conforme realiza o movimento de agachamento. Os braços ficam esticados para frente.
Depois de dobrar o joelho ao máximo que aguentar, volte para a posição inicial e repita o exercício. O movimento ajuda a fortalecer os músculos das pernas e do abdômen.

  1. Flexão de braço

A flexão de braços é uma atividade física que trabalha muitos músculos, como músculos do peitoral, tríceps, ombros até os músculos inferiores das pernas.
Você precisa ficar de barriga para baixo no chão, com apenas as pontas das mãos e dos pés como suporte. Comece a dobrar os cotovelos até que seu corpo chegue perto do chão.
No caso de iniciantes, é recomendado realizar o exercício com os joelhos apoiados no chão. Assim que você tiver mais resistência, você pode diminuir o espaço de abertura entre os braços ou até colocar pesos em suas costas para ter mais resultados.

  1. Afundo

O afundo é uma atividade física ideal para praticar em casa, já que não é necessário nenhum equipamento. Você precisa dar um passo largo com uma das pernas, depois dobrar os dois joelhos, de modo que eles fiquem em ângulos de 90 graus.
Assim que sua coxa posterior estiver paralela ao chão, volte a ficar de pé, troque de pernas e repita o exercício.
Essa atividade física trabalha as musculaturas das coxas e dos glúteos. Ela é muito importante para fortalecer a musculatura inferior.

  1. Prancha

A prancha pode ser praticada por iniciantes, até por travestis SP. Para realizar esse exercício físico, você vai precisar de uma superfície macia e limpa para deitar de barriga para baixo. Utilize como suporte apenas os cotovelos e as pontas dos pés.
É recomendado começar com 15 segundos ou 30 segundos nessa posição e aumentar o tempo conforme você ganha resistência.
A prancha é uma prática que fortalece os músculos da bacia, pélvis e abdômen, além de melhorar sua postura e equilíbrio. Ele é muito utilizado como aquecimento.

  1. Polichinelo
    A atividade física de polichinelo trabalha o corpo como um todo, ajuda na circulação sanguínea e na queima de calorias. Você só precisa ficar de pé, com os braços alinhados com o corpo, e saltar, levantando os braços e batendo uma espécie de palma acima de sua cabeça. No mesmo movimento, abra bem as pernas no salto também.

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