3 Maneiras para evitar a ansiedade com as compras online

O comércio eletrônico mudou completamente a maneira como os consumidores tomam decisões. Embora a comparação de preços costumava ser uma habilidade exclusiva dos compradores experientes, agora praticamente todos os valores são um padrão. De acordo com uma pesquisa, 86% dos brasileiros querem comparar preços de diferentes locais ao comprar algo pela primeira vez. 

O que é interessante é que ter opções quase ilimitadas não deixa os clientes à vontade. Na verdade, os compradores online podem sofrer de ansiedade na compra mais do que os compradores em lojas físicas. Para isso não acontecer, é essencial que você mostre todas as informações do produto com clareza, e na hora da embalagem do produto utilize uma sacola kraft personalizada, pois assim você vai mostrar ainda mais como a sua empresa se preocupa com seus clientes.

As principais marcas do mundo entendem que simplificar o processo de tomada de decisão torna a compra mais provável. Em última análise, isso significa tornar mais fácil para os consumidores pesar suas opções, minimizando o número de fontes que devem consultar.

Esforçar-se para educar os clientes aumenta as conversões, gera confiança e reduz o custo de aquisição. Aqui estão algumas maneiras inteligentes de simplificar o caminho para a compra online, fornecendo as informações de que os clientes precisam e assim evitar qualquer tipo de ansiedade na compra e até a chegada do produto na sua casa:

Faça uma análise aprofundada de seus concorrentes

Sempre que um cliente vai fazer uma compra, ele fará algumas comparações sobre o mesmo produto antes de comprar. A quantidade de vendas que um produto é submetido está diretamente relacionada ao conhecimento prévio do consumidor sobre o produto, a acessibilidade de outras opções e os riscos envolvidos.

Online, as opções são infinitas e altamente acessíveis. Mas, embora um pacote de lâmpadas possa ter uma comparação de preços e uma maior facilidade para comprar, a busca por uma cadeirinha de bebê pode levar dias ou semanas. 

Em vez de forçar seus clientes a buscar informações, sirva-as em uma bandeja de prata. Faça uma comparação lado a lado com outros produtos importantes ou escreva uma análise aprofundada de todos os seus concorrentes. 

Dessa forma seu cliente vai saber exatamente o que está comprando assim sua ansiedade na hora de receber o produto vai ser menor.

Sempre mostre suas garantias. Este é um caso em que há muitas opções, os consumidores normalmente não têm muito conhecimento sobre os produtos, e na maioria das vezes compram sem saber muitos detalhes. 

Quando um casal está tentando selecionar a melhor garantia para seu orçamento, ver uma comparação sobre as diferentes opções de garantia, os ajudará a sentir que tomaram uma decisão correta e assim fazer com que qualquer sintoma de ansiedade seja extinto.

Forneça boas informações nas páginas do produto

Existem algumas coisas, que os primeiros críticos do comércio eletrônico previram que os consumidores nunca comprariam online: carros, colchões e jóias de alta qualidade. No entanto, agora existem empresas online tendo sucesso em todas essas categorias.

Fornecendo boas informações do produto que você está vendendo, vai fazer com que a sua empresa realize mais vendas e consequentemente, aumente seu faturamento e a sua clientela, pois as pessoas vão confiar mais em seus serviços e produtos.

Muitas empresas conseguem isso com uma página de vendas excessivamente completa para cada tipo de produto. Oferecendo tours virtuais de 360 ​​graus de cada produto, os seus clientes vão ficar muito mais satisfeitos e confiantes. 

Solicite análises úteis do cliente

Além de fornecer todas as informações relevantes sobre o produto, as avaliações são a melhor maneira de ajudar os clientes a tomar uma boa decisão. Noventa e um por cento dos consumidores com idades entre 18 e 35 anos confiam nas avaliações tanto quanto nas recomendações pessoais. 

É sempre uma boa ideia pedir comentários, mas você também pode fazer algumas coisas para incentivar os clientes a deixar comentários mais úteis. Carregar fotos e vídeos, por exemplo, pode ajudar os clientes a decidir se um item é útil para eles. A foto de um cliente pode mostrar como uma roupa realmente fica pendurada ou como um ventilador de teto fica na casa de alguém, evitando assim qualquer tipo de sintoma de ansiedade até a chegada do produto em sua casa.

Com tantos consumidores comprando online, as pessoas têm opções de compra quase infinitas. É do seu interesse ajudar o seu cliente a tomar decisões de compra corretas, porque eles farão uma comparação de preços de qualquer maneira. Educando o consumidor com antecedência, você pode agilizar o processo de tomada de decisão e facilitar o caminho até a compra, além de evitar qualquer tipo de sintoma de ansiedade em seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *