morosil para que serve

Porque fazer exercícios ajuda na saúde do seu cérebro

Tanto a atividade física quanto a mental preservam as habilidades cognitivas, reduzindo potencialmente o risco de demência. Você seguiu as recomendações do coração para fazer pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada por semana para melhorar sua aptidão física.

O que você talvez não perceba é que, a cada passo que dá, a cada km que pedala ou a cada volta que dá na piscina, está melhorando sua aptidão cognitiva. Estudos recentes sugerem que as atividades que você faz para melhorar seu corpo também beneficiam seu cérebro.

“Sabemos que o exercício físico, e o exercício aeróbio em particular, são muito benéficos para manter a saúde do cérebro, mesmo em pessoas que correm o risco de desenvolver demência e doença de Alzheimer (DA)”, diz o neuropsicólogo Aaron Bonner-Jackson, PhD. “Você pode fazer uma grande diferença em termos de como seu corpo está funcionando e, como resultado, como seu cérebro está funcionando.”

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Portanto, para preservar sua saúde cognitiva, sua melhor aposta é exercitar seu corpo e sua mente por meio de exercícios regulares e atividades mental e socialmente estimulantes.

Mexa-se para o seu cérebro

Em um estudo recente, 454 adultos mais velhos se submeteram a exames físicos e testes cognitivos anuais por 20 anos e concordaram em doar seus cérebros para pesquisas quando morressem. Os participantes receberam acelerômetros, que monitoraram seus movimentos e atividades físicas 24 horas por dia. Para emagrecer, existem medicamentos que podem te ajudar com isso, como por exemplo o Morosil, muitas pessoas se perguntam para que serve Morosil, pois não sabem que ele pode ser um grande aliado para a pessoa que precisa perder peso.

Aqueles que se moveram mais, pontuaram melhor nos testes de memória e raciocínio, e cada aumento na atividade física em um desvio padrão foi associado a um risco 31% menor de demência, relataram os pesquisadores. A associação entre atividade física e função cognitiva permaneceu consistente mesmo depois que os autores do estudo explicaram a patologia cerebral dos participantes e se eles tinham demência ou não, de acordo com o estudo.

Em outro estudo recente, 160 idosos sedentários com comprometimento cognitivo leve foram designados para participar de várias opções. Eles poderiam fazer exercícios aeróbicos (três vezes por semana durante 45 minutos por sessão), comer uma dieta saudável para o coração, combinar exercícios aeróbicos com dieta ou receber educação sobre saúde.

Durante o estudo de seis meses, aqueles que seguiram a dieta sozinhos não melhoraram nas avaliações da função executiva (responsável por tarefas como planejamento, resolução de problemas e multitarefa), enquanto a função do grupo de educação em saúde piorou, de acordo com o estudo. No entanto, aqueles que se exercitaram, mostraram melhorias no pensamento e na memória, e aqueles que combinaram exercícios e dieta melhoraram ainda mais, relataram os pesquisadores.

Como os exercícios ajudam seu cérebro?

A atividade física pode beneficiar o cérebro de várias maneiras, como:

  • Promover a saúde cardiovascular.
  • Melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro.
  • Reduzindo a inflamação.
  • Reduzindo os níveis de hormônios do estresse.

Os exercícios também podem trazer benefícios físicos para o cérebro, como aumentar a espessura do córtex cerebral e melhorar a integridade da substância branca, as fibras nervosas que conectam áreas da substância cinzenta rica em células nervosas. 

Também promove a neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de formar novas conexões neurais e se adaptar ao longo da vida. “Um dos principais lugares que acontecem é no hipocampo, que é uma área muito importante do cérebro para a memória”.

O que é especialmente encorajador é que você não precisa necessariamente exagerar ou seguir as diretrizes de atividade física para beneficiar seu cérebro.

Em um estudo recente, os pesquisadores concluíram que, mesmo entre as pessoas que não atendiam às diretrizes de atividade, cada hora de atividade física de intensidade leve e realização de 7.500 passos ou mais por dia estava associada a um maior volume cerebral total. Isso foi “equivalente a aproximadamente 1,4 a 2,2 anos a menos de envelhecimento do cérebro”.

Como o ‘exercício’ mental também protege seu cérebro

À medida que você põe seu corpo em ação, da ao seu cérebro um treino também. A pesquisa sugere que envolver-se em atividades estimulantes mentais ajuda a construir sua reserva cognitiva, sua capacidade de resistir a alterações cerebrais adversas antes de exibir sintomas. Os especialistas acreditam que as pessoas que atingiram um nível de educação superior ou foram expostas a mais atividades estimulantes do cérebro podem ser mais resistentes a esses efeitos negativos.

“Achamos que essas novas habilidades e hábitos criam mais conexões entre as células cerebrais e as áreas cerebrais”, acrescenta. “Quanto mais coisas novas aprendemos, mais conexões existem, então mesmo que algumas delas morram como resultado de uma doença cerebral, ainda existem algumas conexões que permanecem, o que permite que você permaneça mais funcional.”

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